narodacompsicologos@gmail.com

Rua Dona Antonia de Queiros, 549 - cj. 304

Telefone: (11)  4323-1725

Whatsapp: (11) 98945-2103

Siga nossas redes sociais:

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2016 NA RODA COM PSICÓLOGOS

Blog

Por Raquel A. Cassoli (Profa do curso de Psicologia da Unipaulistana. Mestre e doutoranda em Psicologia da Educação)

Desde 2015 o Brasil está vivendo o que seria a “primavera das mulheres”, diversos movimentos passaram a lutar contra a opressão vivida pelas mulheres, especialmente nas mídias virtuais que se transformaram em manifestações diversas no mundo real. O gatilho dessa revolta das mulheres contra o patriarcado se evidenciou após a exibição do programa MasterChef Junior, onde uma participante de 12 anos passou a ser assediada por adultos na internet, que não se intimidaram em registar o ato criminoso nas redes sociais (assediar sexualmente uma criança menor de 14 anos é crime) O assédio sexual revelou a cultura do estupro através da hashtag #meuprimeiroassedio lançada pelo coletivo Think Olga para o mapeamento do assédio sexual dirigido as crianças.

A campanha teve um impacto tão grande que teve eco nos Estados Unidos e na Europa com a hashtag em inglês#firstharassment.O resultad...

Estava ainda na graduação quando uma Professora de uma outra teoria me disse que não seria possível a prática da psicoterapia através da Psicologia Sócio-Histórica. Nessa altura da graduação em que já havia determinado o meu foco a seguir como futuro Psicólogo Sócio-Histórico ou Vygotskyano, minha resposta à ela foi, que com o todo respeito ela estava equivocada.

Eu já havia realizado estágio básico em psicologia Sócio-Histórica estudando a teoria, já havia estudado quatro semestre a teoria de Vygotsky, já havia feito um estágio em atendimento clínico no estágio profissionalizante, e modéstia à parte me saído muito bem e com resultados positivos.

Em nenhum momento a teoria de Vygotsky nos fala que ela seja efetiva apenas para a educação, a prática da teoria de Vygotsky cabe em qualquer campo, cabendo ao Terapeuta utilizar a teoria conforme a demanda.

Hoje como Psicoterapeuta Vygotskyano, atendendo a mais de dois anos nessa teoria, tenho utilizado a teoria de Vygotsky em meus atendimentos...

Por incrível que pareça ainda há quem diga que é frescura, falta do que fazer ou doença de rico! Triste cenário... Depressão é uma doença Psiquiátrica séria e que deve ser tratada com muito respeito e cuidado por Psiquiatras e Psicólogos em conjunto. Psicoterapia e medicação andam lado a lado nesse contesto para melhorar a qualidade de vida do paciente.   

             

Ao contrário do que muitos pensam a Depressão não é uma doença moderna ligada aos novos tempos, ela na verdade é muito mais antiga que se possa imaginar, porém ganhou maior notoriedade no século XIX quando foi denominada com o termo DEPRESSÃO, (Goodwin, Jamison, 2010).

É de estrema valia um diagnóstico correto para que a medicação possa fazer o efeito esperado, lembrando que tristeza é um sentimento comum que qualquer pessoa está propensa a passar ela dura um ciclo variável e desaparece, ou seja, a pessoa consegue dá andamento a sua vida e projetos sem p...

Please reload

Please reload

26.08.2018

27.11.2017

Please reload