top of page

A Importância da Neuropsicologia para a Educação


A Neuropsicologia é ainda pouco conhecida pelo senso comum, assim como observa-se uma determinada resistência de pais e cuidadores em levar seus filhos para uma avaliação psicológica, quando recomendado pela escola, há ainda mais, um "estranhamento" quando se fala em avaliação neuropsicológica em se tratando de dificuldades de aprendizagem.


Levar a criança ao Psicólogo quando há dificuldades de aprendizagem pode contribuir muito com o desenvolvimento psicológico dessa criança. Quando o Psicólogo recomenda uma avaliação neuropsicológica ele está buscando investigar quais as dificuldades reais dessa criança e se há alguma dificuldade relacionada ao desenvolvimento das funções mentais superiores (atenção, memória, percepção, linguagem etc.), e associar essa avaliação ao processo de psicoterapia frente as questões sociais que também poderão estar relacionadas com as "supostas" dificuldades.


O Neuropsicólogo irá avaliar através de entrevista com os pais ou cuidadores o desenvolvimento dessa criança desde a vida intra-uterina até o momento atual e realizará sessões de ludodiagnóstico assim como testes psicológicos através de instrumentos qualitativos e quantitativos que juntamente com a análise da entrevista e os indicativos dos testes (Score) irão confirmar ou não a hipótese diagnóstica .

O Neuropsicólogo irá traçar um plano de habilitação neuropsicológica para proporcionar a criança um melhor desenvolvimento das funções mentais superiores, que estão em processos de "Zona do Próximo Desenvolvimento" (Conceito de Vygotsky), assim como indicar a avaliação e acompanhamento de outros profissionais da área da saúde como Fonoaudiólogos, Neurologistas, Psicopedagogos, Psiquiatras quando necessário.


Portanto a neuropsicologia ciência da ramificação das neurociências pode colaborar muito com a educação frentes as dificuldades de aprendizagem, assim como um apoio para o Psicólogo avaliar as reais dificuldades do Sujeito Psicológico em desenvolvimento.

(Rogério Fernando é Psicólogo, formado em psicologia com ênfase em processos educativos pela Universidade Nove de Julho, Cursando atualmente Pós - Graduação Neuropsicologia, no Instituto de Psicologia Aplicada e Formação - IPAF Lev Vygotsky).


Por Psicólogo Rogério Fernando CRP: 06/117703.

Arquivo
Siga

Blog

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Compartilhe o último Post
  • Facebook Social Icon
bottom of page