narodacompsicologos@gmail.com

Rua Martinico Prado, 26 - cj. 122

Telefone: (11)  4323-1725

Whatsapp: (11) 98945-2103

Siga nossas redes sociais:

© 2016 NA RODA COM PSICÓLOGOS

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Psicologia Sócio-Histórica e a Intervenção na Saúde Mental Através da Psicoterapia.

 

 

 

Estava ainda na graduação quando uma Professora de uma outra teoria me disse que não seria possível a prática da psicoterapia através da Psicologia Sócio-Histórica. Nessa altura da graduação em que já havia determinado o meu foco a seguir como futuro Psicólogo Sócio-Histórico ou Vygotskyano, minha resposta à ela foi, que com o todo respeito ela estava equivocada.

 

Eu já havia realizado estágio básico em psicologia Sócio-Histórica estudando a teoria, já havia estudado quatro semestre a teoria de Vygotsky, já havia feito um estágio em atendimento clínico no estágio profissionalizante, e modéstia à parte me saído muito bem e com resultados positivos.

Em nenhum momento a teoria de Vygotsky nos fala que ela seja efetiva apenas para a educação, a prática da teoria de Vygotsky cabe em qualquer campo, cabendo ao Terapeuta utilizar a teoria conforme a demanda.

 

Hoje como Psicoterapeuta Vygotskyano, atendendo a mais de dois anos nessa teoria, tenho utilizado a teoria de Vygotsky em meus atendimentos e com bons resultados.

 

Podemos sim utilizar o conceito de medição, de zona do desenvolvimento proximal (zdp), compreendo o Sujeito Psicológico em seu processo de desenvolvimento como psico-sócio-histórico e cultura e aplicar na psicoterapia o conceitos da psicologia Sócio-Histórica.

 

Compreendo também as fases das "crises do desenvolvimento" que Vygotsky expõe em "Obras Escogidas" e se aprimorando nos ensinamentos de Luria e Leotiev.

Portando, sim é possível a prática da psicoterapia Sócio-Histórica, desde que se possa compreender bem a teoria de Vygotsky e seus contemporâneos.

 

(Rogério Fernando é Psicólogo graduado em Psicologia com ênfase em processos educativos, pela Universidade Nove de Julho; pós-graduando em Neuropsicologia Clínica, pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação - IPAF Lev Vygotsky).

 

 

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga

Blog

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Compartilhe o último Post
  • Facebook Social Icon