narodacompsicologos@gmail.com

Rua Martinico Prado, 26 - cj. 122

Telefone: (11)  4323-1725

Whatsapp: (11) 98945-2103

Siga nossas redes sociais:

© 2016 NA RODA COM PSICÓLOGOS

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Psicologia ou psicologias? Psicologia tem sobrenome?

 

Não estranhamos mais ver sobrenomes em várias atividades. Se vamos jantar fora escolhemos entre um restaurante italiano, indiano, francês... enfim são inúmeras as opções. E se optamos pela comida brasileira encontramos a culinária mineira, baiana, carioca... E a mesma coisa ocorre com as profissões. Encontramos engenheiros eletricistas, mecânicos, civis... advogados criminalistas, tributaristas... médicos pediatras, geriatras, cardiologistas... Mas, e a psicologia? É apenas uma única psicologia ou são várias cada qual com seu sobrenome?
    Não procuramos um médico pediatra quando sentimos dores nas costas nem entramos num restaurante francês se queremos comer sushi mas observamos o sobrenome da psicologia que o profissional pratica? Ou consideramos todas iguais? As abordagens, os tratamentos, os métodos mudam conforme muda o sobrenome da psicologia. Oferecem respostas diferentes, todas válidas, mas seriam as mais adequadas? Assim como o paladar de uma pessoa deve prevalecer em sua escolha de restaurante, existem fatores que podem tornar uma psicologia mais adequada que outra. Um prato pode ser considerado ruim por uma pessoa e delicioso por outra. Algumas pessoas pagam caro por fatias de peixe cru que outras não aceitariam comer nem se recebessem por isso.
    Assim, vários fatores podem contribuir para o sucesso ou o fracasso de um tratamento psicológico. Por exemplo, um estudante que busca aprovação num vestibular ou num concurso público mas não consegue lidar com a ansiedade ou encontra dificuldades em concentração. Ele precisa de uma abordagem que o ajude e apresente bons resultados em pouco tempo. Freud recomendaria um tratamento que levaria muitos anos.
    Diferentemente do que ocorre com outros profissionais, a procura por um psicólogo ainda é cercada de desinformação e preconceito. Boa parte da culpa recae sobre os psicólogos que não conseguem esclarecer qual a escola que praticam nem explicam as diferenças que existem entre as várias psicologias. O público em geral já entende e conhece as especialidades médicas, de engenharia, do direito. Mas o campo da psicologia ainda é um mistério para muitos. 
    Psicanálise... análise do comportamento... gestalt... TCC... enfim são vários os sobrenomes da psicologia. Na Roda com Psicólogos procura ajudar o público leigo a entender essas diferenças e os psicólogos a explicar a esse público as diferenças entre as várias abordagens de psicologia, suas características, as demandas que pode atender, enfim esclarecer que psicologia não é apenas tratamento para loucos...  

 

Angela Oshiro

Psicóloga Clínica

Membro fundadora de Na Roda com Psicólogos

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga

Blog

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Compartilhe o último Post
  • Facebook Social Icon