narodacompsicologos@gmail.com

Rua Martinico Prado, 26 - cj. 122

Telefone: (11)  4323-1725

Whatsapp: (11) 98945-2103

Siga nossas redes sociais:

© 2016 NA RODA COM PSICÓLOGOS

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

A adolescência chegou, e agora?

 

Calma! Vamos falar um pouco sobre esta fase tão marcante na vida de todo nós, afinal todos nós já fomos adolescente algum dia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, a adolescência pode ser definida como um período biopsicossocial, tendo seu início na segunda década de vida, dos 10 ao 19 anos de idade.
É um período marcado pela transição da infância para a vida adulta, marcada por conflitos internos e externos, tendo início com as mudanças corporais da puberdade e no seu término, a inserção social , profissional e econômica na sociedade adulta.
Mas afinal, o que está acontecendo com aquele filho que até ontem era uma criança obediente e educada e que hoje parece uma outra pessoa, ora respondão, ora impaciente, ora irritado e nada parece lhe agradar? Tem tudo que um adolescente gostaria de ter, mas parece entediado o tempo inteiro?
Calma pai, calma mãe! Se para vocês conviver com um adolescente assim lhes parece tarefa difícil, acredite que para ele também não é nada fácil.
Essa é a fase em que o adolescente está passando por alterações físicas, biológicas, psicológicas e sociais. O corpo está se transformando, e eles estão passando por um momento de adaptação, os braços estão crescendo, por isso facilmente eles esbarram nos objetos da casa, dando a impressão de que são desastrados, os pés também, como controlar esse pé que para muitos adolescentes parece enorme, e logo a dificuldade de adaptação aparece quando eles saem tropeçando nas coisas e no próprio chão.
A adolescência é marcada pelo início da puberdade, nessa fase os hormônios estão alterados, ou seja, os hormônios estão bombando no corpo, é a fase do amadurecimento sexual. Nas meninas, o aparecimento do broto mamário, crescimento dos seios, mamilos, formação do quadril e pelos pubiano. Nos meninos, surgem os pelos pubianos e há um aumento do escroto e do pênis. Lembrando que é o período em há uma oscilação na voz, ora ele irá emitir uma voz infantil, ora uma voz mais grossa.
É o momento da descoberta do corpo, da construção de uma nova identidade, social e sexual. É um momento de conflitos, para muitos, a perda da proteção dos pais e o luto pelo corpo infantil.
Nessa fase o adolescente precisa ser acolhido, afinal, são tantas as questões que ele quer resolver. Muitos adolescentes têm dificuldades de externar os seus sentimentos, eles se sentem perdidos, não sabem em quem confiar, e muitas são as dúvidas que gostariam de sanar. É de extrema importância que os pais que tem dificuldade de conversar com os seus filhos, busquem ajuda especializada para que assim  possam orientar os seus filhos a também passar em consulta para que sejam orientados e tenham suas dúvidas sanadas, sejam elas em relação as transformações do corpo, às dificuldades enfrentadas, dúvidas sobre sexo, já que muitos tem iniciado a vida sexual cada vez mais cedo dentre outros.
A adolescência é fase em que se vive tudo muito intensamente, não existe meio termo. Se o adolescente diz que está feliz, ele vive essa alegria com muita intensidade, o mesmo acontece com a tristeza.
É muito importante que o adolescente passe com um hebiatra- médico especializado em adolescente- e também com um psicólogo para que ele possa falar abertamente dos seus conflitos, medos, angústias e dúvidas.  A adolescência é a época em que se está mais exposto às frustrações, é a fase do primeiro amor que muitas vezes não é correspondido, é fase de pensar numa futura profissão. São inúmeras as questões.
Pais, mães e adolescentes a transformação de uma vida mental saudável começa por você. Cuide bem de você e de sua saúde!

 

Psicóloga Angela Oshiiro

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga

Blog

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Compartilhe o último Post
  • Facebook Social Icon