top of page

Saúde Mental


Acompanhando a movimentação da campanha Janeiro Branco - de janeiro a janeiro, estava aqui pensando... Por que não falar sobre um tema tão importante para a humanidade? Inclusive, é uma ótima oportunidade para que cada um tenha a chance de refletir e, a partir das conclusões, dar novo sentido e contorno aos próximos meses =) Portanto, vamos falar sobre saúde mental!

Falar sobre saúde mental é colocar a própria vida em foco e refletir sobre as questões cotidianas, promovendo, consequentemente, o autoconhecimento.

​Saúde mental é muito mais que a ausência de transtornos mentais. Ter uma mente saudável é tentar, na medida do possível, e conscientemente, manter o equilíbrio entre a mente e o corpo. A autorreflexão é uma das formas de fazê-lo. Quando uma pessoa passa a compreender o que está sentindo todas as decisões seguintes ficam mais claras e fáceis de serem conduzidas. O que promove a saúde emocional já que muitos danos serão evitados possibilitando, também, mais tempo para o desenvolvimento de outras atividades.

Conseguir sentir e lidar com um momento de felicidade é outra forma de promover sua saúde mental, pois esse sentimento está diretamente relacionado à maneira como você se comporta, assim sendo, altera a forma como enxerga e vivencia as situações cotidianamente. Ao vivenciar um momento de felicidade as pessoas ficam suscetíveis ao novo, dispostas a tentar mais uma vez, inclinadas a compreender que cada um tem suas necessidades e limitações e, auspiciosamente, mais humanas. ​ ​


Pensar em saúde mental é mergulhar nos próprios sentimentos e fazer uma análise de tudo que está acontecendo, considerando desejos e anseios, dificuldades e maravilhas, enfim... Esse movimento desvela uma vida com sentido e ajuda no desenvolvimento de um bom relacionamento - consigo e com os outros.

Por não ser um assunto abordado constante e abertamente, o tema saúde mental ainda está atrelado à "loucura" e, talvez, por esse motivo, algumas pessoas não cheguem, sequer, a falar sobre essa questão. Isso contribui para que continue como um tema tabu na sociedade. Então, antes de tratar da saúde mental, é preciso falar, valorizar, saber que existe e que também precisa de atenção, como qualquer outra parte do corpo. Compreender que as dores psíquicas também precisam, devem, e podem ser tratadas é fundamental para que todos tenham acesso à própria saúde mental.

É importante que cada um compreenda qual é seu limite e, também, consiga vislumbrar suas capacidades, tornando-se, assim, autor(a) da própria história.


Boa leitura e um surpreendente VOCÊ novo =)


Michelle Perez Alves Xavier

Psicóloga CRP. 06/129104

Rua Humberto I, 289

Vila Mariana - São Paulo - SP

Tel. (11) 96779-3301


Arquivo
Siga

Blog

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Compartilhe o último Post
  • Facebook Social Icon
bottom of page